terça-feira, 20 de abril de 2010

ESCOLA PARQUE É TEMA DA REVISTA MUITO

Por Jaqueline Lima

Visitada pelo Jornal A Tarde na pessoa do repórter Diego Damasceno, no dia 13 de abril, a história da Escola Parque é o interesse do jornalista. Em entrevista conduzida por Damasceno, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi representado pelo diretor Gedean Ribeiro e pela coordenadora geral Ivonete, que descreveram a rotina, atividades, horários, projeto político pedagógico, ideias e ideologia de Anísio Teixeira, criador da escola.

Surgimento da Escola Parque, integração entre comunidade e escola, construção de outros complexos, funcionamento, críticas sobre o pensamento de Anísio Teixeira, distanciamento da educação básica dos ideais de Teixeira, espaço físico geográfico ocupado e quantidade de estudantes foram as questões trazidas pelo jornalista e respondidas pela gestão escolar.

“A escola pública é uma máquina de fazer democracia”, citação de Teixeira, há quase 60 anos atrás, utilizada na contemporaneidade pela coordenadora geral, demonstrando que a escola funciona com a participação de todos – gestão, coordenadores, professores, estudantes, funcionários e comunidade, como proposto pelo seu idealizador. Dentre todos os esclarecimentos estabelecidos no encontro, a distinção entre escola de tempo integral (o estudante pratica atividades lúdicas, sem uma relação com o currículo básico) e escola de educação integral (habilidades e competências desenvolvidas dentro de um só contexto, que valoriza a educação integral) feita por Ribeiro, confirma a manutenção da ideologia anisiana. Confira a reportagem, na revista Muito, encarte do Jornal A Tarde, do domingo, 25 de abril.

Nenhum comentário: