sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Educação Física fundamentada na abordagem Crítico Superadora

Estudantes do  CECR - Colégio  Estadual Álvaro Augusto da Silva (Classe V) nas aulas de Educação Física fundamentada na abordagem  Crítico Superadora 

A prática pedagógica de qualquer disciplina desenvolvida na escola está fundamentada em alguma teoria, corrente, tendência, concepção ou abordagem. O ensino da Educação Física orientado pela Profa. Joselúcia Barbosa Ambrozi, no Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva (Classe V), para os alunos e alunas do ensino fundamental do turno vespertino, está fundamentado na abordagem Crítico-Superadora.

A abordagem crítico-superadora faz a crítica da Educação Física a partir de sua contextualização na sociedade capitalista, baseia-se nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica e estipula como objeto de estudo da Educação Física, a Cultura Corporal. Para esta abordagem, a Educação Física é entendida como sendo uma área do conhecimento que trata pedagogicamente na escola, dos temas da Cultura Corporal. A Cultura Corporal representa as formas culturais do "movimentar-se humano" historicamente produzido pela humanidade.
Assim, no âmbito escolar, estas formas culturais do "movimentar-se humano" são representadas e sistematizadas através do ensino, pela Educação Física, dos seguintes conteúdos ou temas da cultura corporal: Jogo, Luta, Esporte, Ginástica, Dança, Capoeira.
Nesta III unidade, cada série do Colégio Álvaro Augusto da Silva estudou e praticou os seguintes temas da cultura corporal, a saber:



5ª/6º. Ano - DANÇAS: FREVO/QUADRILHA/SAMBA



6ª/7º ANO - JOGOS
7ª/8º ANO - GINÁSTICA
  8ª/9º Ano – LUTA  
 

Obs. Onde lê-se 2010, leia-se 2012

Ac integrado: Matemática, Arte e Ciências

Os educadores das disciplinas Matemática, Arte e Ciências se reuniram no dia 12 de dezembro no CECR, para avaliação sobre o caminhar pedagógica, de 2012 . Também nesse dia houve apresentação da atividade exitosa, desenvolvida na Escola Professora Candolina (Classe VII), pela educadora Eriluce de A. de R. Santos, na temática " Eleições, Matemática e Cidadania".A atividade apresentada pela citada professora oportunizou aos estudantes empoderamentos,  protagonismo, fortalecimento da autonomia, elevação da auto estima (discentes e docente), bem como busca de saberes relativos aos conteúdos de Matemática.  (teorema de Pitagóras, dentre outros).




Confraternização educadores de Língua Inglesa

Os educadores e a Articuladora de Língua Inglesa, professora Maiane Rose F. da Silva, do CECR  realizaram confraternização, no Sol plaza sleep, na praia de Armação, no Ac do dia 13/12.

Alegria, fraternidade e companheirismo estiveram presentes em todos os momentos. Vide fotos !!




domingo, 9 de dezembro de 2012

MURAL CLASSE NEWS - CLASSE II

MURAL: CLASSE NEWS
 
Os articuladores Maria José Neres e Sérgio Bezerra, da disciplina Língua Portuguesa planejaram juntamente com os educandos a confecção do JORNAL MURAL, na classe II. Para tanto, diversas conversas pedagógicas aconteceram, vejam...
Foram duas ACs (25/10 e 08/11) de formação sobre Jornal Escolar, com a Jornalista da Escola Parque, Jaqueline Lima e cinco encontros grandiosos com educandos e educadoras (12, 19, 22, 26/11 e 03/12) na Escola Classe II para organização e seleção das produções dos estudantes. Mais dezessete dias de revisão e edição das produções (de 20/11 a 06/12). Concluindo no dia 07/12 com a diagramação do Jornal Mural.





 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

EDUCANDOS DA CLASSE II - ENSINO FUNDAMENTAL I NA BIBLIOTECA CENTRAL



ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA CARNEIRO RIBEIRO CLASSE II
Texto: Cocordenadora Virgínia
Dia 12 /11 realizamos a Visita à Biblioteca Pública da Bahia, nos Barris, evento que garantiu um aprendizado social de qualidade.

Novas vivências em ambientes de pesquisa, favorecem a ampliação do vocabulário, a expressão linguística, melhora o discurso e o crescimento pessoal com experiências significativas, quebrando paradigmas existenciais.

Segue abaixo alguns momentos registrados:

LEITURA LIVRE DE DIVERSAS LITERATURAS INFANTO – JUVENIS
TURMAS DE 3º ANO DAS PROFESSORAS – SÔNIA, MÔNICA E JOSELINDA


 

EDUCADORES DA CLASSE I REVELANDO A RIQUEZA DA CULTURA NEGRA



                                          Atividades realizadas pelos estudantes da  Classe I


Atividades reaslizadas pelos estudantes da Classe I
 
 
O Projeto Conscncia Negra na Classe I, teve início no dia doze novembro com a abertura de um mural com o tema - "E aí, você Assume sua Negritude"? - para os estudantes, professores e a comunidade escolar como finalidades de estimular, valorizar, resgatar e desenvolver o gosto pela cultura afro-brasileira, elevar autoestima, combater o preconceito, a discriminação e o racismo. A culminância do projeto será dia 04/12/2012.
 
 

Além dos estudos realizados pelos estudantes do Ensino Fundamental, em sala de aula com textos, pesquisas, anotações e observações, cada turma confeccionou cartazes para exposição até o dia 30/11/12, referentes aos temas desenvolvidos pelos educadores e educadoras da seguinte forma: As turmas das quintas séries tiveram o desafio de criarem Máscaras Africanas de massa, cartazes com a Origem dos Instrumentos Musicais e o dia da Baiana de Acarajé. Os estudantes das sextas séries confeccionaram cartazes sobre a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (cem anos de construção) e a Origem da Capoeira. As Turmas das sétimas séries fizeram a exposição de cartazes sobre a Doença Anemia Falciforme com fotos e pesquisa.E, os alunos das oitavas séries produziram Tirinhas no combate a discriminação racial e a História de Zumbi; Desenho e Ilustração da Capoeira e gráficos com os Aspectos Sócios Culturais e Econômicos dos mesmos (os alunos responderam um questionário, e posteriormente construíram gráficos com o tema).

Texto da coordenadora da Classe I , professora Catea Cristina souza Moraes