sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Educação Física fundamentada na abordagem Crítico Superadora

Estudantes do  CECR - Colégio  Estadual Álvaro Augusto da Silva (Classe V) nas aulas de Educação Física fundamentada na abordagem  Crítico Superadora 

A prática pedagógica de qualquer disciplina desenvolvida na escola está fundamentada em alguma teoria, corrente, tendência, concepção ou abordagem. O ensino da Educação Física orientado pela Profa. Joselúcia Barbosa Ambrozi, no Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva (Classe V), para os alunos e alunas do ensino fundamental do turno vespertino, está fundamentado na abordagem Crítico-Superadora.

A abordagem crítico-superadora faz a crítica da Educação Física a partir de sua contextualização na sociedade capitalista, baseia-se nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica e estipula como objeto de estudo da Educação Física, a Cultura Corporal. Para esta abordagem, a Educação Física é entendida como sendo uma área do conhecimento que trata pedagogicamente na escola, dos temas da Cultura Corporal. A Cultura Corporal representa as formas culturais do "movimentar-se humano" historicamente produzido pela humanidade.
Assim, no âmbito escolar, estas formas culturais do "movimentar-se humano" são representadas e sistematizadas através do ensino, pela Educação Física, dos seguintes conteúdos ou temas da cultura corporal: Jogo, Luta, Esporte, Ginástica, Dança, Capoeira.
Nesta III unidade, cada série do Colégio Álvaro Augusto da Silva estudou e praticou os seguintes temas da cultura corporal, a saber:



5ª/6º. Ano - DANÇAS: FREVO/QUADRILHA/SAMBA



6ª/7º ANO - JOGOS
7ª/8º ANO - GINÁSTICA
  8ª/9º Ano – LUTA  
 

Obs. Onde lê-se 2010, leia-se 2012

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho realizado, que esse esprito positivo e construtivo da Ed. Física seja práxis de todos que estão diretamente ligado a essa área do conhecimento...

Cícero Pimentel