sábado, 22 de novembro de 2014

EDucadores das classe II e III partilhando suas ações com TODOS os educadores do CECR - EXPERIÊNCIAS EXITOSAS.

Relato da professora Valnice Santana, da Classe II sobre a experiência exitosa apresentada no dia 18 de novembro na Escola Parque. 
Memória e História – construção de saberes e valores
     A atividade aconteceu no primeiro bimestre e passou a ser uma ação contínua a partir de 2009, quando numa roda de conversa com a turma, um aluno externou a alegria e entusiasmo de uma anciã da comunidade por ser entrevistada e poder compartilhar suas vivencias.
     Partindo do principio de que a escola não pode e nem deve ficar isolada da comunidade, este tema de estudo visa ampliar e reforçar as relações escola-família-comunidade, promovendo o intercambio de experiências e a participação  dos mais velhos no resgate de valores e no processo de aprendizagem de todos. Apresenta-se também como oportunidade para fazer o link do tema escolhido pelos estudantes do CECR e trabalhado no ano passado, com o do ano em curso.
     O público alvo precisa ser lembrado de que em algumas culturas, os mais velhos são os guardiões da memória.De acordo com um provérbio africano”cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima”. Eles têm a função de contar aos mais novos a história e o modo de vida do seu povo, são tratados com todo respeito e vivem com dignidade. O que não acontece em nosso país.
      O tema foi trabalhado em harmonia com os conteúdos propostos. Nas turmas do 9º Ano estudamos o período do Brasil sob o comando dos militares, fazendo o encontro  e o confronto das opiniões de diferentes pessoas da comunidade com o que é veiculado em filmes, livros, revistas e outros materiais impressos.
     Nas turmas do 8º Ano o diálogo com os mais velhos foi um importantíssimo recurso para a construção da biografia do espaço onde está localizada a Escola Classe II.
IMPACTOS POSITIVOS !!
Objetivos e  Indicadores Críticos que foram impactados pela ação realizada
        Além de ampliar e reforçar as relações escola-família-comunidade e desenvolver algumas habilidades tais como: observar, perguntar, falar/ouvir, anotar, expor e avaliar, a referida atividade rememorou alguns valores e conceitos trabalhados e discutidos em projetos do CECR cujos temas são sinalizados pelos estudantes em cada uma das Escolas Classe e  submetidos a uma votação.
     A ação possibilitou a pesquisa junto aos familiares e comunidade, exercitando a coleta de dados e a formulação de sínteses, estabelecendo as relações possíveis entre o tempo do educando e da pessoa entrevistada. Acredito que a execução da atividade atuou como elemento articulador, mediador entre a construção de conhecimentos e a construção dos valores de cidadania, pois nos depoimentos de alunos e alunas ao término da apresentação ficou claro que muitas coisas que os entrevistados contaram eles não encontraram nos livros.

     Vale destacar também a unanimidade dos comentários em relação ao uso de aparelho celular nas entrevistas, socialização de pesquisas e exposição do produto final. Segundo eles foi gratificante usar celular na sala de aula sem culpa e ainda receber aplausos da professora.


Texto Profa. Valnice Santana,classe II.

Alunos da Classe III  apresentando atividade de sua Classe com a professora Rosemary, de Matemática



quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO



A equipe de Articulação de Área do CECR—Centro Ed. Carneiro Ribeiro, realizou “Diálogos Sobre Educação”,  no período entre os dias 11 a 13 de novembro de 2014, com temáticas significativas, contribuindo assim para a formação continuada dos professores das escolas públicas Classe I, Classe II, Classe III, Classe IV, Álvaro Silva (Classe V), Escola Professora Candolina (Classe VII), Escola Anísio Teixeira (Classe VI), Escola Celina Pinho (ClasseVIII) e Escola Parque, objetivando  ressignificações nas práticas pedagógicas. 
                                                     Não é no silêncio que os homens se fazem,                                              mas na  palavra, no   trabalho, na AÇÃO-REFLEXÃO.”                                                                                                                                          Paulo Freire                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

11/11/2014
TEMA—Uma experiência de diálogo entre
     Jornalismo e cultura afro-brasileira.           
 PALESTRANTE: Cleidiana Ramos
          Doutoranda em Antropologia  
                                                              

Considerando que informação é poder, e reconhecendo o papel do jornalismo de qualidade e de cunho pedagógico, oferecido nos Cadernos Temáticos da Consciência Negra, no último dia 11 de novembro reunidos na Biblioteca Carmen Teixeira, os docentes de História e Geografia do Centro, participaram da atividade “Diálogos sobre Educação” com a jornalista Cleidiana Ramos, do jornal A Tarde.
      
Cleidiana, doutoranda em Antropologia, palestrou sobre  o tema  “Uma Experiência de Diálogo entre o Jornalismo e a Cultura afrobrasileira”, reportando-se principalmente sobre as experiências do  Jornal com a publicação dos Cadernos da Consciência Negra.         
Desde 2002, A Tarde publica no dia 20 de novembro, sob a responsabilidade da jornalista um Caderno Temático Especial em Celebração à Consciência Negra. O primeiro Caderno perguntava “Qual a sua Cor,”  o que levou muita gente a reflexão. 

Temas como EPO PUPA – (2011), a marca do dendê,  Os homens que chamam os deuses pra Terra (2012), que celebra a missão dos sacerdotes músicos e Produtores de OWÓ (2009), que trata do empreendedorismo negro, são destaques destas publicações. Este ano o Caderno Temático apresentará a “Implicação do Racismo na Infância”.
                                                     
           Educadores de História e Geografia atentos à palestra 
                                           




Cleidiana discorreu sobre como a imprensa trata as questões referentes à Cultura africana e afro-brasileira, principalmente às ligadas a educação, e lembrou a responsabilidade de A Tarde, um meio de comunicação de grande porte, no  combate ao racismo e a promoção da igualdade racial, particularmente nas ações culturais referentes a juventude. Na oportunidade ela lembrou que o racismo é estruturante e que para a sociedade ser negro é ruim e ninguém quer ser o que é ruim. Na oportunidade lembrei ao colega sobre a importância da implementação da lei 10.639/03 e da responsabilidade do professor na aplicação do disposto na Lei.
Abrilhantaram ainda mais a atividade, a participação do grupo musical de professores e alunos do Núcleo.
Texto Darci Xavier e Bárbara Viana


12/11/2014

TEMAAnálise Crítica “DA” Língua Portuguesa: “Os pontos obscuros da Língua Portuguesa”
        
 PALESTRANTE: Pedro Alcântara Lima e Silva
           Mestre em Educação
                               O grupo de Língua Portuguesa, Inglês e Artes participou da palestra “Análise Crítica ‘DA’  Língua Portuguesa,  ” com o Profº Pedro Alcântara,  refletindo sobre  os pontos obscuros da Língua Portuguesa, na prática pedagógica.

O Professor Pedro Alcântara, Especialista em Língua Portuguesa, pesquisador gramatical, autor de regras alternativas funcionais, consultor gramatical no Google, titular de página na internet, dramaturgo e autor da obra gramatical “Nas Entranhas da Língua” proporcionou uma releitura da Língua Portuguesa a partir da  desverticalização dos atos linguísticos; avaliação do modelo atual de ensino da língua; sugestão de alteração da metodologia vigente; ênfase da expressiva importância da Semântica e questionamento da sua não inclusão nas gramáticas; desejo de instar os linguistas, gramáticos, dicionaristas a esclarecerem tantas anomalias linguísticas; convocação dos docentes em Língua Portuguesa a assumirem uma postura mais ativa e questionadora com relação às autoridades linguística. Visando a formação e desenvolvimento intelectual e crítico do cidadão, por meio do sistema de problematização dos conteúdos. 
Texto Maria José Neres e Marilu Dantas.
                                  Educadores de Língua Portuguesa , Língua Inglesa e Arte na palestra
 Articuladora Maria José Neres com o palestrante.


TEMA— Contribuição da Educação Física para o Desenvolvimento do sujeito.

PALESTRANTE: Silvia Regina S. Sacramento  
Doutoranda em Motricidade Humana e Cognição

Aspectos do Movimento realizado no dia 12 de novembro no “Diálogo sobre Educação” – Área Educação Física
 No dia 12 de novembro no movimento da disciplina Educação Física, recebemos a palestrante Doutoranda em Motricidade Humana e Cognição, Silvia Regina S. Sacramento,  que tratou do tema: Contribuição da Educação Física para o Desenvolvimento do sujeito.
Em sua apresentação, Silvia arguiu que, no processo de ensino-aprendizagem em Educação Física, devemos ficar atento as fases/aspectos de desenvolvimento da criança, adolescente/aluno para que as ações do professor sejam pertencentes e contemplem as dimensões do conhecimento e constituição do sujeito.
Na infância, adolescência, fase adulta etc. as operações mentais, como a descoberta ou reconhecimento de informação, a retenção ou armazenamento de informações a partir de certos dados e a tomada de decisão ou feitura de julgamento a cerca da informação estão diretamente ligadas as diferentes formas de construção do conhecimento e meio social de convivência. Nesse sentido, a escola, os professores, precisam trabalhar instrumentos pedagógicos que possibilitem a constituição de um sujeito autônomo e consciente de seu papel social. 
Nesse sentido, em todo processo de desenvolvimento do ser humano, a educação não deve se restringir apenas ao saber escolar ou então, no caso da Educação Física ao aperfeiçoamento específico da motricidade, mas também, à formação da personalidade, à sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação. É preciso compreender a educação do ser humano nos seus aspectos corporais, motores, emocionais, intelectuais e sociais.
Portanto, a forma que foi tratada a temática pela Professora Silvia Sacramento, acredita-se que venha contribuir positivamente na prática/fazer pedagógico de todos os professores (as) das Escolas Classes e professores (as) do núcleo de Esportes presentes.
Ana Aparecida Dórea
Cícero Pimentel
Educadores das classes e do Núcleo de Esporte na palestra.





























13/11/2011
TEMA:  Água, Recursos Infinito.

 PALESTRANTE:  Carmem Cristina Dias dos
                                Santos.
Mestre em Modelagem Computacional com
Ênfase em Matemática.




20 de novembro
Dia da Consciência
NEGRA
    



quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CECR - ESCOLA ESTADUAL ANÍSIO TEIXEIRA - CLASSE VI - GINCANA

Estudantes e professores na Gincana do Anísio Teixeira. PARABÉNS EQUIPE!




domingo, 2 de novembro de 2014

CECR -Escola Estadual Álvaro Augusto da Silva Classe V - revisitando Caymmi

                                       
Celebrando o Centenário de Dorival Caymmi, artista baiano nascido em Salvador em abril de 1914, autor de canções memoráveis a exemplo de Maracangalha, O que é que a baiana tem?, a Classe V (Álvaro Silva),  realizou a culminância do Projeto Arte Popular, com apresentações artísticas diversas como capoeira, samba de roda, teatro de fantoches, danças e outras manifestações culturais.

Logo na entrada da escola, a música de Caymmi e o cheiro dos quitutes do tabuleiro da baiana   inebriava todo ambiente. O envolvimento de todos, alunos, funcionários, professores, gestores era visível. Os alunos Joander Kleisson e Rafael Vale da 5ª B e C respectivamente estavam ansiosos dando os últimos retoques no desenho do rosto do homenageado.
                                                                     

Fala do estudante Joander sobre o qu ele sabia sobre CAYMMI  " ele cantava a Bahia e o mar foi muito importante pra ele” e Rafael completa:  “eu achava que ele era um velhinho normal, mas agora sei que ele é importante igual a Luís Gonzaga”
A Gestora, profa. Nadir procedendo a abertura do evento com o prof. Gindson.

A Coordenadora Clarice informou que a atividade, é realizada em parceria com a Articulação de Área, e será apresentada nos dois turnos e que cada turma tem como tema uma música de Dorival Caymmi.  Coordenadora lembrou que durante o desenvolvimento do Projeto, os alunos pesquisaram, debateram, construíram maquetes e cenários.
Para a Vice-diretora Luciene  “ O mais importante é que eles estão ampliando a visão de mundo, estão percebendo quanto são capazes”
Percorrendo o “Mundo de Caymmi”, conversei com funcionários, alunos e professores que elogiaram a iniciativa:
Houve a mobilização, pois Caymmi abarca todas as disciplinas. Além de resgatar a auto estima de todos que participaram – Tarso, professor de Arte;
GALERIA DE FOTOS










PARABÉNS A TODA EQUIPE DA ESCOLA ÁLVARO AUGUSTO DA SILVA.



















sábado, 1 de novembro de 2014

ESTUDANTES DA ESCOLA PROFESSORA CANDOLINA - CLASSE VIII PARTCIPANDO DA REUNIÃO DE AC COM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA


 Na reunião de Ac, do dia 16 de outubro de 2014, estudantes da Escola Professora Candolina ( alunos da professora Eriluce), apresentaram uma aula sobre Teoria de Pitágoras para professores na reunião de Ac, na Articulação de Área. Percebeu- se nessa atividade pesquisas, envolvimento, protagonismo, autonomia, autoestima elevada, ensino e aprendizagem, Motivação. Face ao sucesso, convidamos outros professores a trazerem outras ações similares, objetivando encantamentos e potencializações no processo ensino aprendizagem.







SEMINÁRIO "Gêneros, Sexualidades e Escola: Possíveis Diálogos”,

 o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque realizou  seminário na temática “ Gêneros, Sexualidades e Escola: Possíveis Diálogos”, no dia 21 de outubro de 2014, de 8h às 11h30 ,no Teatro da Escola Parque, abordando  questões da homofobia, lesbofobia e transfobia na escola, a partir de demandas nascidas da necessidade de professoras e professores de trabalhar e refletir sobre o preconceito na escola, além de informações sobre a utilização do nome social na escola. Como palestrantes estiveram as professoras, Alda Pepe, Maria da Conceição Dantas e Kelly Cristina Ferreira sob a mediação da professora Ivonete Amorim. A abertura oficial do seminário ficou sob a responsabilidade do Gestor da Escola Parque Professor Gedean Ribeiro do Nascimento e professora Amélia Maraux da SUDEB. Estiveram presentes toda a comuniddade escolar do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Classe I, II, III,IV,V,VI,VII,e VIII), além de estudantes e interessados na temática. Foi muito importante, vejam fotos !





 Prof. Gedean Ribeiro, Gestor do CECR procedendo a abertura do seminário com a Superintendente da SEC, professora Amélia Maraux.


                           .
 Palestrantes e mediadora, professora Ivonete
Equipe de Articulação de Área celebrando o sucesso do evento.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

AS ESCOLAS CLASSE PARTICIPANDO DO DIA D DA SAÚDE NA ESCOLA PARQUE


O Dia D da Saúde promovido pelo Núcleo de Projetos Especiais , da Escola Parque, foi um sucesso e as Classes II, V (`Colégio Álvaro Augusto SILVA), Classe VII ( Escola Professora Candolina) e Classe VIII ( Colégio Celina Pinho) apresentaram os diversos trabalhos realizados pelos estudantes no seu processo de aprendizagem, na área de Ciências. Vejam as fotos.. PARABÉNS ESTUDANTES E EDUCADORES QUE FAZEM A DIFERENÇA!




Adicionar legenda