Relato da professora Valnice Santana, da Classe II sobre a experiência exitosa apresentada no dia 18 de novembro na Escola Parque.
Memória e História – construção de
saberes e valores
A atividade aconteceu no primeiro bimestre
e passou a ser uma ação contínua a partir de 2009, quando numa roda de conversa
com a turma, um aluno externou a alegria e entusiasmo de uma anciã da
comunidade por ser entrevistada e poder compartilhar suas vivencias.
Partindo do principio de que a escola não
pode e nem deve ficar isolada da comunidade, este tema de estudo visa ampliar e
reforçar as relações escola-família-comunidade, promovendo o intercambio de
experiências e a participação dos mais
velhos no resgate de valores e no processo de aprendizagem de todos.
Apresenta-se também como oportunidade para fazer o link do tema escolhido pelos
estudantes do CECR e trabalhado no ano passado, com o do ano em curso.
O público alvo precisa ser lembrado de que
em algumas culturas, os mais velhos são os guardiões da memória.De acordo com
um provérbio africano”cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima”.
Eles têm a função de contar aos mais novos a história e o modo de vida do seu
povo, são tratados com todo respeito e vivem com dignidade. O que não acontece
em nosso país.
O tema foi trabalhado em harmonia com os
conteúdos propostos. Nas turmas do 9º Ano estudamos o período do Brasil sob o
comando dos militares, fazendo o encontro
e o confronto das opiniões de diferentes pessoas da comunidade com o que
é veiculado em filmes, livros, revistas e outros materiais impressos.
Nas turmas do 8º Ano o diálogo com os mais
velhos foi um importantíssimo recurso para a construção da biografia do espaço
onde está localizada a Escola Classe II.
IMPACTOS POSITIVOS !!
IMPACTOS POSITIVOS !!
Objetivos e Indicadores Críticos que foram impactados pela
ação realizada
Além de ampliar e reforçar as relações
escola-família-comunidade e desenvolver algumas habilidades tais como:
observar, perguntar, falar/ouvir, anotar, expor e avaliar, a referida atividade
rememorou alguns valores e conceitos trabalhados e discutidos em projetos do
CECR cujos temas são sinalizados pelos estudantes em cada uma das Escolas
Classe e submetidos a uma votação.
A ação possibilitou a pesquisa junto aos
familiares e comunidade, exercitando a coleta de dados e a formulação de
sínteses, estabelecendo as relações possíveis entre o tempo do educando e da
pessoa entrevistada. Acredito que a execução da atividade atuou como elemento
articulador, mediador entre a construção de conhecimentos e a construção dos
valores de cidadania, pois nos depoimentos de alunos e alunas ao término da
apresentação ficou claro que muitas coisas que os entrevistados contaram eles
não encontraram nos livros.
Alunos da Classe III apresentando atividade de sua Classe com a professora Rosemary, de Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário