sábado, 22 de novembro de 2014

EDucadores das classe II e III partilhando suas ações com TODOS os educadores do CECR - EXPERIÊNCIAS EXITOSAS.

Relato da professora Valnice Santana, da Classe II sobre a experiência exitosa apresentada no dia 18 de novembro na Escola Parque. 
Memória e História – construção de saberes e valores
     A atividade aconteceu no primeiro bimestre e passou a ser uma ação contínua a partir de 2009, quando numa roda de conversa com a turma, um aluno externou a alegria e entusiasmo de uma anciã da comunidade por ser entrevistada e poder compartilhar suas vivencias.
     Partindo do principio de que a escola não pode e nem deve ficar isolada da comunidade, este tema de estudo visa ampliar e reforçar as relações escola-família-comunidade, promovendo o intercambio de experiências e a participação  dos mais velhos no resgate de valores e no processo de aprendizagem de todos. Apresenta-se também como oportunidade para fazer o link do tema escolhido pelos estudantes do CECR e trabalhado no ano passado, com o do ano em curso.
     O público alvo precisa ser lembrado de que em algumas culturas, os mais velhos são os guardiões da memória.De acordo com um provérbio africano”cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima”. Eles têm a função de contar aos mais novos a história e o modo de vida do seu povo, são tratados com todo respeito e vivem com dignidade. O que não acontece em nosso país.
      O tema foi trabalhado em harmonia com os conteúdos propostos. Nas turmas do 9º Ano estudamos o período do Brasil sob o comando dos militares, fazendo o encontro  e o confronto das opiniões de diferentes pessoas da comunidade com o que é veiculado em filmes, livros, revistas e outros materiais impressos.
     Nas turmas do 8º Ano o diálogo com os mais velhos foi um importantíssimo recurso para a construção da biografia do espaço onde está localizada a Escola Classe II.
IMPACTOS POSITIVOS !!
Objetivos e  Indicadores Críticos que foram impactados pela ação realizada
        Além de ampliar e reforçar as relações escola-família-comunidade e desenvolver algumas habilidades tais como: observar, perguntar, falar/ouvir, anotar, expor e avaliar, a referida atividade rememorou alguns valores e conceitos trabalhados e discutidos em projetos do CECR cujos temas são sinalizados pelos estudantes em cada uma das Escolas Classe e  submetidos a uma votação.
     A ação possibilitou a pesquisa junto aos familiares e comunidade, exercitando a coleta de dados e a formulação de sínteses, estabelecendo as relações possíveis entre o tempo do educando e da pessoa entrevistada. Acredito que a execução da atividade atuou como elemento articulador, mediador entre a construção de conhecimentos e a construção dos valores de cidadania, pois nos depoimentos de alunos e alunas ao término da apresentação ficou claro que muitas coisas que os entrevistados contaram eles não encontraram nos livros.

     Vale destacar também a unanimidade dos comentários em relação ao uso de aparelho celular nas entrevistas, socialização de pesquisas e exposição do produto final. Segundo eles foi gratificante usar celular na sala de aula sem culpa e ainda receber aplausos da professora.


Texto Profa. Valnice Santana,classe II.

Alunos da Classe III  apresentando atividade de sua Classe com a professora Rosemary, de Matemática



Nenhum comentário: