quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO



A equipe de Articulação de Área do CECR—Centro Ed. Carneiro Ribeiro, realizou “Diálogos Sobre Educação”,  no período entre os dias 11 a 13 de novembro de 2014, com temáticas significativas, contribuindo assim para a formação continuada dos professores das escolas públicas Classe I, Classe II, Classe III, Classe IV, Álvaro Silva (Classe V), Escola Professora Candolina (Classe VII), Escola Anísio Teixeira (Classe VI), Escola Celina Pinho (ClasseVIII) e Escola Parque, objetivando  ressignificações nas práticas pedagógicas. 
                                                     Não é no silêncio que os homens se fazem,                                              mas na  palavra, no   trabalho, na AÇÃO-REFLEXÃO.”                                                                                                                                          Paulo Freire                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

11/11/2014
TEMA—Uma experiência de diálogo entre
     Jornalismo e cultura afro-brasileira.           
 PALESTRANTE: Cleidiana Ramos
          Doutoranda em Antropologia  
                                                              

Considerando que informação é poder, e reconhecendo o papel do jornalismo de qualidade e de cunho pedagógico, oferecido nos Cadernos Temáticos da Consciência Negra, no último dia 11 de novembro reunidos na Biblioteca Carmen Teixeira, os docentes de História e Geografia do Centro, participaram da atividade “Diálogos sobre Educação” com a jornalista Cleidiana Ramos, do jornal A Tarde.
      
Cleidiana, doutoranda em Antropologia, palestrou sobre  o tema  “Uma Experiência de Diálogo entre o Jornalismo e a Cultura afrobrasileira”, reportando-se principalmente sobre as experiências do  Jornal com a publicação dos Cadernos da Consciência Negra.         
Desde 2002, A Tarde publica no dia 20 de novembro, sob a responsabilidade da jornalista um Caderno Temático Especial em Celebração à Consciência Negra. O primeiro Caderno perguntava “Qual a sua Cor,”  o que levou muita gente a reflexão. 

Temas como EPO PUPA – (2011), a marca do dendê,  Os homens que chamam os deuses pra Terra (2012), que celebra a missão dos sacerdotes músicos e Produtores de OWÓ (2009), que trata do empreendedorismo negro, são destaques destas publicações. Este ano o Caderno Temático apresentará a “Implicação do Racismo na Infância”.
                                                     
           Educadores de História e Geografia atentos à palestra 
                                           




Cleidiana discorreu sobre como a imprensa trata as questões referentes à Cultura africana e afro-brasileira, principalmente às ligadas a educação, e lembrou a responsabilidade de A Tarde, um meio de comunicação de grande porte, no  combate ao racismo e a promoção da igualdade racial, particularmente nas ações culturais referentes a juventude. Na oportunidade ela lembrou que o racismo é estruturante e que para a sociedade ser negro é ruim e ninguém quer ser o que é ruim. Na oportunidade lembrei ao colega sobre a importância da implementação da lei 10.639/03 e da responsabilidade do professor na aplicação do disposto na Lei.
Abrilhantaram ainda mais a atividade, a participação do grupo musical de professores e alunos do Núcleo.
Texto Darci Xavier e Bárbara Viana


12/11/2014

TEMAAnálise Crítica “DA” Língua Portuguesa: “Os pontos obscuros da Língua Portuguesa”
        
 PALESTRANTE: Pedro Alcântara Lima e Silva
           Mestre em Educação
                               O grupo de Língua Portuguesa, Inglês e Artes participou da palestra “Análise Crítica ‘DA’  Língua Portuguesa,  ” com o Profº Pedro Alcântara,  refletindo sobre  os pontos obscuros da Língua Portuguesa, na prática pedagógica.

O Professor Pedro Alcântara, Especialista em Língua Portuguesa, pesquisador gramatical, autor de regras alternativas funcionais, consultor gramatical no Google, titular de página na internet, dramaturgo e autor da obra gramatical “Nas Entranhas da Língua” proporcionou uma releitura da Língua Portuguesa a partir da  desverticalização dos atos linguísticos; avaliação do modelo atual de ensino da língua; sugestão de alteração da metodologia vigente; ênfase da expressiva importância da Semântica e questionamento da sua não inclusão nas gramáticas; desejo de instar os linguistas, gramáticos, dicionaristas a esclarecerem tantas anomalias linguísticas; convocação dos docentes em Língua Portuguesa a assumirem uma postura mais ativa e questionadora com relação às autoridades linguística. Visando a formação e desenvolvimento intelectual e crítico do cidadão, por meio do sistema de problematização dos conteúdos. 
Texto Maria José Neres e Marilu Dantas.
                                  Educadores de Língua Portuguesa , Língua Inglesa e Arte na palestra
 Articuladora Maria José Neres com o palestrante.


TEMA— Contribuição da Educação Física para o Desenvolvimento do sujeito.

PALESTRANTE: Silvia Regina S. Sacramento  
Doutoranda em Motricidade Humana e Cognição

Aspectos do Movimento realizado no dia 12 de novembro no “Diálogo sobre Educação” – Área Educação Física
 No dia 12 de novembro no movimento da disciplina Educação Física, recebemos a palestrante Doutoranda em Motricidade Humana e Cognição, Silvia Regina S. Sacramento,  que tratou do tema: Contribuição da Educação Física para o Desenvolvimento do sujeito.
Em sua apresentação, Silvia arguiu que, no processo de ensino-aprendizagem em Educação Física, devemos ficar atento as fases/aspectos de desenvolvimento da criança, adolescente/aluno para que as ações do professor sejam pertencentes e contemplem as dimensões do conhecimento e constituição do sujeito.
Na infância, adolescência, fase adulta etc. as operações mentais, como a descoberta ou reconhecimento de informação, a retenção ou armazenamento de informações a partir de certos dados e a tomada de decisão ou feitura de julgamento a cerca da informação estão diretamente ligadas as diferentes formas de construção do conhecimento e meio social de convivência. Nesse sentido, a escola, os professores, precisam trabalhar instrumentos pedagógicos que possibilitem a constituição de um sujeito autônomo e consciente de seu papel social. 
Nesse sentido, em todo processo de desenvolvimento do ser humano, a educação não deve se restringir apenas ao saber escolar ou então, no caso da Educação Física ao aperfeiçoamento específico da motricidade, mas também, à formação da personalidade, à sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação. É preciso compreender a educação do ser humano nos seus aspectos corporais, motores, emocionais, intelectuais e sociais.
Portanto, a forma que foi tratada a temática pela Professora Silvia Sacramento, acredita-se que venha contribuir positivamente na prática/fazer pedagógico de todos os professores (as) das Escolas Classes e professores (as) do núcleo de Esportes presentes.
Ana Aparecida Dórea
Cícero Pimentel
Educadores das classes e do Núcleo de Esporte na palestra.





























13/11/2011
TEMA:  Água, Recursos Infinito.

 PALESTRANTE:  Carmem Cristina Dias dos
                                Santos.
Mestre em Modelagem Computacional com
Ênfase em Matemática.




20 de novembro
Dia da Consciência
NEGRA
    



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