domingo, 8 de novembro de 2015

DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO

A equipe de Articulação de Área estará promovendo diálogos diversos sobre educação, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no turno matutino, de 8h30 àS 11h30, com temáticas de interesse de educadores e pessoas ligadas à área.CONFIRAM a programação!!!!

17/11/2015
. TEMA: Irmandade dos Homens Pretos: 330 anos de tradição, Resistência e Religiosidade.           
           PALESTRANTE: Leomar Borges dos Santos
- Prior da Irmandade dos Homens  Pretos
Local : Sala de Articulação

18/11/2015  (03 )
. TEMA :  Arte Digital e Cultura afro baiana        
  PALESTRANTE: James Martins
 Poeta e idealizador do Pós Lida

PALESTRANTE—Ludmila Pimentel
- Artista, professora, pesquisadora e coordena-dora do Elétrico—Grupo de pesquisa em Ciberdança: escola de dança da UFBA.
LOCAL—Biblioteca

.TEMA: Educação Física, Inclusão e conhecimentos na área. 
     PALESTRANTE: Antonio Luiz Ferreira Bahia
- Prodessor titular do Instituto dos Cegos da Bahia e da UNIME e UFBA.
Local :  Sala de Articulação de Área

.TEMA : Inglês como Língua franca: como trabalhar em sala de aula.
PALESTRANTE: Raulino  Figueredo Neto
Doutorando e mestre em Língua e Cultura—UFBA
LOCAL: SALA A do NICC

19/11/2015
TEMA:  Anemia Falciforme

         PALESTRANTE:   Lorena dos Santos Araújo
Enfermeira pela UFBA
Integrante da ABADFAL
LOCAL : Sala de Articulação de Área

SEMINÁRIO NA ESCOLA PARQUE - 14 DE NOVEMBRO


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Visita Técnica Pedagógica no Recôncavo Baiano

No dia 12 de agosto de 2015, educadores do CECR - Centro Educacional Caneiro Ribeiro - Escola Parque, foram ao Recôncavo Baiano, objetivando estudar aspectos históricos, e culturais das cidades de Santo Amaro, São Félix e Cachoeira. Muitas aprendizagens para serem vistas nas salas de aulas com os estudantes.O Projeto foi proposto pela Articuladora de Arte, mas professores das disciplinas Língua Portuguesa e Língua Inglesa também participaram ativamente.

Visita Técnica Pedagógica ao Recôncavo Baiano



No dia 12 de agosto de 2015, os educadores do CECR - Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque / Classes realizaram estudos históricos e culturais nas cidades de Santo Amaro, São Félix e Cachoeira objetivando trazer esses conhecimentos para os estudantes nas salas de aula. O Projeto foi idealizado pela articulação de Arte, mas outras disciplinas estiveram envolvidas, como Língua Portuguesa e Língua Inglesa..














terça-feira, 4 de agosto de 2015

Reportagem sobre o KARATÊ na Escola PARQUE


CINECLUBE - VISITA DOS ESTUDANTES DO CECR AO CENTRO JUVENIL - COLÉGIO CENTRAL

Os estudantes do CECR - Centro Educacional Caneiro Ribeiro - Escola Parque,  visitaram o Centro Juvenil, sob a orientação da professora Sófia Guimarães .Foram recebidos, no Centro pelo professor Diego. As trocas de saberes foram bastante significativas
A visita de estudantes e professora  do Circuito de cinema  ao Centro Juvenil foi uma ação de Mediação Cultural, através do Projeto Caldeirão Cultural e aconteceu na tarde do dia 30 de julho de 2015.
                                         Professor Diego com os estudantes



Professsora Sófia com os estudantes

ESTUDANTE DA CLASSE III premiado na OBMEP


PARABÉNS EQUIPE DA CLASSE III - ESTUDANTE PREMIADO PELA OBMEP - OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA
Professora Rose de MATEMÁTICA e o estudante

Foto Diretora Ivanir Ganem, professora Rose e o estudante

sábado, 1 de agosto de 2015

ALUNO PREMIADO PELA OBMEP, DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CANDOLINA - CLASSE VII

O aluno Lino Lima Pessoa Campos, da Escola Estadual Professora Candolina, Classe VII, recebeu certificado de menção honrosa, foi premiado pela OBMEP - OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS.

PARABÉNS para toda Equipe pedagógica !!!!!!!!!!!

Professora Eriluce de A. Santos , de Matemática , toda orgulhosa com o aluno. 

sexta-feira, 31 de julho de 2015

AÇÕES DA ARTICULAÇÃO DE ÁREA NO MÊS DE AGOSTO

AÇÕES AGOSTO


  • 05 - OFICINA PROFESSORES DO GESTAR DE MATEMÁTICA - MATUTINO E VESPERTINO

  • 07 - OFICINA - LETRAMENTO - MONITORES DO MAIS EDUCAÇÃO DO CECR E ÁREA DA LIBERDADE - 8h30 às 11h30 

  • 12 = VISITA TÉCNICA PEDAGÓGICA NO RECÕNCAVO BAIANO - PROJETO " ARTE EM AÇÃO NO RECÔNCAVO  BAIANO -  ARTICULAÇÃO DE ARTE - 8h às 17h.

  • 18 - LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS  -  " LETRAMENTO : LER E ESCREVER É RESPONSABILIDADE DE TODAS AS ÁREAS. 8h às 11h30
  • Público alvo - estudantes de Língua Portuguesa da Universidade Jorge Amado.

  • 24 - AC - PALESTRA SOBRE ANEMIA FALCIFORME - 8h40 às 10h30

  • 12 e 13 - reuniões de Acs 
  • 25 a 27 - reuniões de Acs





PALESTRA SOBRE ANEMIA FALCIFORME, DIA 24 DE AGOSTO, NA SALA DE ARTICULAÇÃO DE ÁREA


quinta-feira, 30 de julho de 2015

ATIVIDADE ; EXIBIÇÃO DO FILME " Era uma vez'

EXIBIÇÃO DO FILME " Era uma VEZ"  Direção de Breno Silveira , roteiro de Patrícia Andrade

A professora Sofia Guimarães , proporcionou aos estudantes do CECR, significativas reflexões com rodas de conversa após a exibição do filme Era uma Vez.
Dialogaram sobre: 
 "humano e o consumo", "o amor como forma de superação das diferenças"; "o confinamento das comunidades periféricas frente à criminalidade em sua vizinhança"; "a ausência do estado"; "a busca da inclusão por parte dos jovens como forma de superação dessa realidade; "direitos e deveres cidadãos : a escola, coletivos como espaços colaborativo se de enfrentamento". vide fotos!





terça-feira, 28 de julho de 2015

PALESTRA ; OLHARES DIALÓGICOS SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR"



 
OLHARES DIALÓGICOS SOBRE A INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR

O CECR – Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque potencializando práticas inclusivas promoveu, no dia 27 de julho de 2015, de 8h às 10h40, na sala de Articulação de Área, palestra com a temática “ Olhares Dialógicos sobre Inclusão na Escola Regular” ministrado pelas professoras Ivonete Amorim e Ivonilde Espírito Santo que trouxeram diálogos significativos sobre as  peculiaridades inerentes à deficiência física,  a interferência da deficiência nos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e as   estratégias  utilizadas para minimizar os limites e potencializar as possibilidades do educando.
Estiveram presentes articuladores, coordenadores de Núcleos e das classes com intervenções importantes para compreensão do assunto.
Esse movimento foi excelente e, com certeza servirá para potencializar as ações em sala de aula. Vejam fotos!!!





LEGISLAÇÃO!! Fiquem sabendo.....

Em 1996, a Lei 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional sobre a Educação Especial e a Educação Inclusiva e, em março de 2004, ainda em vigor, a Lei 10.845, que garante o atendimento especializado aos educandos que não dispõem de habilidades para a inclusão no ensino regular. Assegura, também, a inclusão progressiva das pessoas com NEE em classes do ensino regular (Brasil, 1988, 2004).

ESCOLA PROFESSORA CANDOLINA - PROJETO CORREIO

 PROJETO CORREIO NA ESCOLA PROFESSORA CANDOLINA     
    Trocando Cartas

O projeto foi criado com a finalidade  de aprimorar a escrita,  leitura,compreensão e interpretação de textos, mensagens.Trata-se de uma troca de correspondências entre alunos de salas diferentes do 6*ao 9* ano da escola , para que,com isso, alem de um possível avanço correlacionando a disciplina de Língua Portuguesa, os alunos pudessem criar entre si, um vinculo  positivo de amizade, harmonia e  a compreensão da importância da comunicação em nossa vida.
Formamos uma rede de comunicação entre alunos, direção, professores e funcionários utilizando cartões, carta, bilhetes, e-mails...  Aproveitando as datas comemorativas nas unidades. Os carteiros entregam em datas determinadas pelos professores após a confecção e correção 
PARABÉNS estudante,  professores e coordenação!!! excelente trabalho, fomentando a leitura e a escrita.!






quinta-feira, 18 de junho de 2015

CELEBRAÇÃO AO DIA DA ÁFRICA NO CECR

DIA DA ÁFRICA 2015: Celebração da libertação de África: 25 de maio.
Chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, em 25 de maio de 1963, para enfrentar a subordinação que o continente vinha sofrendo há tempos. A tal subordinação chamou-se colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África, que até à data da reunião ainda sofriam de apropriação forçada das suas riquezas humanas e naturais.
Na ocasião, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana. A ONU, em 1972 reconheceu a importância desse encontro e instituiu o dia 25 de maio como o Dia de África, que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência.
A União Africana tem como objetivos a unidade e a solidariedade africana. Defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração económica, além da cooperação política e cultural no continente.
Membros: A União Africana possui 53 membros, cobrindo quase todo o continente africano.

LEI 10.639/03 Aplicabilidade/ Formação de profissionais da educação .
Esta Celebração justifica-se principalmente pelo cumprimento à lei 10.639/03, que dispõe sobre a obrigatoriedade do estudo da História da  África, dos africanos e dos afrodescendentes em todos os níveis e modalidades de ensino. Para tanto, a Escola Parque/Classe promove esta formação para profissionais do Centro, desde 2008.
O CECR anualmente escolhe um tema gerador e este ano nosso tema é Água, bem necessário: compromisso de todos. Estabelecendo a relação deste tema com  a questão racial é possível observar as desigualdades entre negros e não negros neste país.
O acesso aos serviços de água tratada e esgotamento sanitário revelam diferenças significativas entre os brasileiros: 35,3% dos domicílios chefiados por afrodescendentes não possuem água tratada, contra 19% dos domicílios chefiados por brancos. Quanto ao esgotamento sanitário, 50,3% dos domicílios chefiados por afrodescendentes não dispõem deste serviço, contra 26,4% dos domicílios chefiados por brancos. Falta saneamento básico adequado principalmente para a população mais pobre, e nas áreas rurais a cobertura continua muito pequena.


Considerações finais
Celebrar a África é celebrar a humanidade, pois afinal, cientificamente comprovada África é o berço da humanidade. Quando falamos de África, vem sempre a ideia de doenças, fome, e guerras. Mas, de que África estamos falando? Que África conhecemos? Para alguns, África é o “pais dos negros”, ou “o lugar de onde veio a macumba”. Desconhecendo inclusive a diversidade étnica e religiosa do continente. A África é plural, multi, de grande diversidade cultural, politica, social e religiosa. É preciso conhecer para valorizar, preservar e resistir. A SPD (Sociedade Protetora dos Desvalidos) é sinônimo de resistência. A escola que tem sido palco de preconceito, intolerância e bulling, pode e deve ser o espaço de desconstrução destes conceitos e ações, transformando – se em espaço de  formação e construção da cidadania. Um país que se pretende ser uma pátria educadora, tendo a educação como prioridade, não pode compactuar com o racismo.
Afinal, qual a sua África?   

 VIVA A ÁFRICA!








quinta-feira, 14 de maio de 2015

Reunião de AC - Geografia e História - release do Coordenador do MAE

Museu Arqueológico da Embasa recebe professores da Escola Parque
Detalhes
 Publicado: 13 Maio 2015
UM grupo de professores do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque) visitou, nesta terça-feira (12), o Museu Arqueológico da Embasa (MAE), com o objetivo de conhecer os acervos abrigados no museu e o espaço onde está instalado o primeiro reservatório de concreto armado no Brasil, construído no século XIX, pela Companhia do Queimado.
Conforme explicou o coordenador do MAE, José Paranaguá, durante a visita guiada pelas monitoras Lavínia Dôto e Georgina Lourenzo, os professores tiveram a oportunidade de ver de perto as variedades de peças e artefatos arqueológicos em exposição nas áreas interna e externa do museu, além de obterem informações sobre as fases do abastecimento em Salvador e o processo de distribuição de água nos bairros no entorno do museu, através do sistema do Parque do Queimado, localizado na Caixa d’Água.
De acordo com a articuladora de história da escola e organizadora da atividade, professora Darci Xavier, neste semestre, os professores de história e geografia estão trabalhando com o tema da água, a questão da responsabilidade, do uso e do conhecimento do Parque do Queimado, entre outros espaços. “Escolhemos aqui pela proximidade e viemos conhecer melhor o acervo do museu”, pontuou. A professora disse ainda que os colegas serão multiplicadores dessas informações entre os alunos das oito unidades da instituição.
Para o professor de geografia Aílton Rodrigues Soares, a visita foi uma experiência muito enriquecedora. “Tive a oportunidade de encontrar algumas peças que fizeram parte da minha infância na Chapada Diamantina. Foi uma ótima aula de campo", avaliou.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

SEMINÁRIO EM CELEBRAÇÃO AO DIA DA ÁFRICA - 23 DE MAIO DE 2015

P R O G R A M A Ç Ã O
8h - Credenciamento

8h20 -  – Abertura  - Prof..Gedean  Ribeiro do Nascimento—Gestor da Escola Parque

8h 30— Apresentação Cultural—Profa. Valnice Santana


PALESTRANTES

8h40 - Dr. Osvalrízio do Espírito Santo -  Tema: SPD—Um exemplo de Resistência


9h20— Doutorando. Jaime  Sodré  - Tema :  Qual é a sua África ?
            

Mediadora: Profa. Darci Xavier

10h10 - Plenária
         

         
          11h30 – Encerramento 

SEMINÁRIO EM CELEBRAÇÃO AO DIA DA ÁFRICA

SEMINÁRIO


CELEBRAÇÃO AO DIA DA ÁFRICA

Nos Caminhos da Resistência: Africanamente e África na mente”

23 DE MAIO DE 2015
8h às 11h30

AUDITÓRIO da Escola Parque